sábado, 10 de outubro de 2009

ankylossauro



Um Ankylossauro provavelmente não poderia matar um Tiranossauro Rex, mas novas pesquisas sugerem que a estrutura óssea no final da sua cauda poderia quebrar seu tornozelo.

Para estimar o quão forte um Ankylossauro poderia bater com sua cauda, pesquisadores canadenses examinaram tomografias de diversas caudas fossilizadas de dinossauros de diferentes tamanhos. Combinando os dados de imagem com medidas da coluna vertebral do dinossauro, determinou-se que o Ankylossauro poderia balançar o rabo em um arco de 100 graus para a lateral e que poderiam gerar força suficiente para esmagar ossos.

Os cientistas há muito vem especulado que as caudas de ankylossauros era uma arma para se defender de outros dinossauros, mas até agora ninguém tinha estudado se esta era uma arma biologicamente viável. Usando dados do CT e de três programas de modelagem tridimensional, calcularam o volume, a massa e a velocidade de impacto de da cauda de pequenos e grandes dinossauros da família Ankylosaurus.

Os investigadores pensam que a cauda, composta de forte integração vértebras com uma grande "bola" óssea no final, provavelmente tinha limitado intervalo vertical do movimento, mas pode oscilar livremente de um lado para outro. Concluíram que os maiores poderiam gerar entre 364 e 718 megapascals de impacto - muito forte o suficiente para esmagar ossos.


"Os estudos biomecânicos, tais como estes que fazem aproximações, podem nos ajudar a compreender as estruturas que vemos nos dinossauros", afirma Kenneth Carpenter, paleontólogo do Denver Museum of Nature and Science. "No entanto, todos esses estudos são realmente "melhores" suposições de uma nova abordagem, além de sem dúvida produzir resultados diferentes... Sem uma máquina do tempo nós nunca saberemos realmente a verdadeira força do impacto, ou mesmo o quão perto nós estávamos nesses estudos."

Imagem 1: Visão artística de dois ankylossauros "combatendo" um tiranossauro rex. Matthew Brenton/University of Alberta, Canadá. Imagem 2: tomografia computadorizada em 3-D de renderização da estrutura óssea da cauda.

postagens de fotos








deixo aqui postagens de fotos para todos:

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

download livro jurassic park michael crichton


deixo disponovel para download o livro jurassic park de michael crichton para baixar o arquivo copie o enderço e cole na barra de indereços do seu navegador:

http://w13.easy-share.com/1732801.html

Tiranossauro Rex tinha parasita comum aos pássaros


O Tiranossauro Rex, o mais temido dos dinossauros, era afetado por um parasita que ainda hoje infecta os pássaros, conclui um estudo de paleontologistas americanos publicado nesta terça-feira pela revista PLoS.
Os pesquisadores chegaram a esta conclusão ao observar marcas em Sue, o maior e mais bem conservado fóssil de Tiranossauro Rex, exposto no Museu Field de Chicago, norte dos Estados Unidos.
Este fóssil tem buracos na mandíbula que até o momento eram atribuídos a combates com outros dinossauros, mas os pesquisadores concluíram que são sequelas de uma severa infecção provocada pelo Trichomonas gallinae, um protozoário que hoje causa lesões graves na parte inferior dos bicos de aves de rapina.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Cientistas estudam águia gigante que podia comer humanos


O estudo minucioso de fósseis permitiu solucionar o mistério sobre a natureza da gigantesca águia de Haast, extinta há 500 anos, disseram pesquisadores nesta sexta-feira. Os especialistas informaram ter determinado que a enorme ave - que vivia nas montanhas da Nova Zelândia e pesava cerca de 18 kg - era um predador e não um simples comedor de animais mortos como supunham muitos cientistas.



De acordo com os pesquisadores, a ave gigante, maior que as águias modernas, descia ao solo para atacar aves que não voavam e ocasionalmente algum ser humano. Ken Ashwell, da Universidade de Nova Gales, na Austrália, e Paul Scofield, do Museu Canterbury, na Nova Zelândia, escreveram suas conclusões no Journal of Vertebrate Paleontology.

Scofield disse que os achados coincidem com o folclore da região. "A ciência apoia a mitologia maorí do lendário pouakai (ou hokioi), um enorme pássaro que podia atacar as pessoas nas montanhas e que era capaz de matar uma criança pequena", contou.

Os estudiosos realizaram uma tomografia computadorizada de crânios e uma pelve da espécie antiga para tentar reconstruir o tamanho do cérebro, olhos, orelhas e espinha dorsal. Depois, compararam os dados com as características das aves predadoras e carniceiras modernas para determinar a possível alimentação da águia gigante.

Segundo os pesquisadores, a águia de Haast evoluiu rapidamente de um antepassado muito menor, além do corpo ter crescido mais rápido do que o cérebro. Os cientistas acreditam que a ave se extinguiu há 500 anos devido à destruição do seu habitat e à extinção de suas presas pelos primeiros habitantes humanos polinésios. Antes do homem colonizar a Nova Zelândia, há 750 anos, as maiores populações na região eram da águia de Haast e do moa.

domingo, 4 de outubro de 2009

download jurassic park operation genesis


deixo disponivel para download jurassic park operation genesis para baixar o arquivo copie o endereço e cole na sua barra de endereços do seu navegador:

http://rapidshare.com/files/43054647/JP.zip

dinossauro. parentes de aves??

Lato senso, existem. As aves modernas evoluíram a partir dos chamados dinossauros. Ao contrário do que muitos pensam, os répteis não são parentes dos dinossauros, aliás, são muito mais antigos que os dinossauros, mas preservaram sua estrutura corporal, sem muitas alterações.
Ninguém sabe dizer exatamente "o que" eram os dinossauros, suas cores, etc. O que temos são suposições, a partir do estudo de fragmentos de ossos e sítios arqueológicos e um pouco de lógica (ninguém se atreveria a dizer que os dinossauros eram roxos com bolinhas amarelas).
O Archaeopteryx apresentava várias características das aves atuais, tais como penas (deixadas impressas ao redor do esqueleto do animal), asas e estrutura dos ossos. Porém ele também tinha muitas características vistas nos dinossauros, como o focinho com dentes, garras nas asas, cauda de lagarto. Isso deixou os especialistas muito intrigados.
Mais intrigados ainda ficaram com a descoberta logo depois de um pequeno dinossauro que, com exceção das penas poderia ser considerado um primo do Archaeopteryx, o Compsognathus. Ainda hoje o Archaeopteryx deixa os cientistas malucos tentando classificá-lo. Alguns o consideram uma ave primitiva; outros, um dinossauro emplumado; tem gente ainda que diz que ele não é nem um nem outro, é um elo perdido, uma criatura única.
Seja o que for ele iniciou uma das questões mais polêmicas no mundo da Paleontologia: serão as aves descendentes dos dinossauros ? E vc, inteligente que é, lançou uma pergunta intrigante. Minha resposta ? Os dinossauros existem, e estão por aí para quem quiser ver.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Alterando as teorias


A descoberta de um novo dinossauro na região nordeste da China surpreendeu paleontólogos ao indicar que é preciso reavaliar as atuais teorias sobre a evolução dos grandes predadores pré-históricos. O dinossauro, que é uma miniatura do Tyrannosaurus rex, foi batizado de "Raptorex" ("raptor" é o termo comumente usado para pequenos dinossauros e "rex" significa "rei"). O Raptorex, apesar de ter vivido há cerca de 125 milhões de anos, ou seja, aproximadamente 60 milhões de anos antes do Tyrannosaurus, já apresentava as principais características do mais conhecido dinossauro. Isso contradiz as teorias de que as características físicas do T-rex, como cabeça desproporcionalmente grande em relação ao torso, braços pequenos e pés longilíneos eram resultado do processo evolutivo e de crescimento da espécie. Todas estas características estão presentes no Raptorex, apesar de este ser uma miniatura do seu gigantesco descendente.
Até mesmo o cérebro do Raptorex exibe bulbos olfatórios grandes, indicando um olfato altamente desenvolvido, assim como o do Tyrannosaurus rex. "É impressionante. Não conheço nenhum outro exemplo de um animal que tenha sido tão perfeitamente criado em uma versão cerca de 100 vezes menor do que, mais tarde, se tornaria...", diz Paul Sereno, paleontólogo da Universidade de Chicago e autor do estudo sobre o Raptorex. Os paleontólogos dizem que um Raptorex adulto não passava de 3 m de altura e 60 kg. Vivia em uma região de lagos perto da Mongólia e se alimentava de pequenos dinossauros, pássaros e tartarugas. Os braços curtos eram secundários na caça e permitiam que o dinossauro corresse com mais agilidade para atacar sua presa. "Em um animal tão veloz e com cabeça tão grande, algo tem de ser sacrificado e, neste caso, assim como no caso do Tyrannosaurus rex, os braços foram colocados em segundo plano", afirma Stephen Brusatte, co-autor do estudo e paleontólogo do Museu Americano de História Natural. "Todas estas características fazem parte de um design belamente criado para um predador de grande sucesso", diz Sereno. Segundo os autores do estudo, mesmo os braços diminutos do Tyrannosaurus rex não eram inúteis nem apenas vestígios do processo evolutivo, mas faziam parte de um modelo especialmente desenvolvido para capturar e liquidar outros animais. Há três anos, o esqueleto, em condições quase que perfeitas, foi comprado no mercado negro por Henry Kriegstein, um colecionador de fósseis, e encaminhado a Sereno. O paleontólogo concordou em estudar o espécime desde que este fosse, depois disso, devolvido à China. "Foi uma descoberta completamente inesperada. O que sabíamos sobre a evolução dos dinossauros era simplista ou mesmo errado", afirma Brusatte.

SEJAM BEM-VINDOS!!!!

Caros leitores sejam bem-vindos ao joão pedro dino blog ainda não contem muito conteudo mas logo-logo estara bem arrumado e com maior conteudo mais downloads e muito mais espero que se divirtam-se.desde já agradeço

JOÃO PEDRO